Tendências das Festas de Casamento 2017

Você vai ficar por dentro das últimas tendências das festas de casamento para 2017!

TENDÊNCIAS 2017

A crise de 2016 era uma “marolinha” que virou uma grande onda de recessão que atingiu todos os segmentos da economia brasileira. Ninguém escapou.

Mas o ano passou, 2017 chegou e agora todos os profissionais do mercado de casamentos esperam que os fatos se invertam e essa onda vire uma marolinha de verdade.

A cada ano, novas tendências chegam ao mercado de casamentos, seja na escolha do local, na decoração, na coleção dos estilistas, na mesa de doces, no bolo, na música da festa etc.

Nem todas as tendências globais chegam no Brasil, ou em todas as regiões do país.

Muitas vezes elas podem chegar por aqui depois de ter virado uma grande moda “lá fora”. Por isso eu conversei com alguns profissionais de diferentes áreas para tentar antecipar as tendências de 2017.

Vamos começar pelo início de tudo, a escolha do local.

Com a redução do orçamento para a realização do casamento dos sonhos, houve uma redução natural na estrutura das festas. Eventos que inicialmente seriam para 400 convidados, viraram eventos para 200… 250 convidados.

E clientes que antes trabalhavam com um orçamento “sem limite” hoje passam a estabelecer um teto máximo de gastos.

Mas não podemos confundir miniwedding com mini orçamento! O conceito do miniwedding é receber apenas os amigos mais queridos com mais atenção, mais qualidade e sofisticação.

Aqui no Brasil, infelizmente, miniwedding virou sinônimo de mini orçamento.

Fabiano Niederauer, diretor da 3R Studio, escreveu na carta do editor da revista Inesquecível Casamento:

“meu conselho os noivos que querem economizar é restringir a lista de convidados e priorizar as preferências: se gostam de música, invistam nesse item. Se valorizam a comida ou a foto, gaste a maior parte da verba com o que fará o coração de vocês vibrarem. Esses são os pilares da festa! Fato é que, o bom cerimonialista é um grande maestro para balizar as prioridades dos noivos e minimizar custos extras fazendo um bom planejamento”.

Dito isso, é hora de saber a opinião da Manuella Gonçalez, uma das melhores cerimonialistas do Rio de Janeiro.

Perguntei a ela quais serão as tendências para 2017 e adorei a resposta!

“Procuro sempre passar para os meus clientes que a tendência do casamento deles deve ser ELES MESMOS, independente de modismos e grifes. Meus clientes querem algo íntimo, mesmo que seja para 250 pessoas”.

Manuella disse que de uma maneira geral seus clientes buscam exclusividade em cada detalhe e querem fugir um pouco do que o mercado julga como “certo”.

Eles buscam cenários únicos, dentro do orçamento de cada um. A maioria que fugir daquele local que cobra “os olhos da cara” e algumas não fornecem nem a luz para o cliente usar na montagem ou desmontagem da estrutura.

No bate-papo, surgiu naturalmente uma tendência de mercado:

“meus clientes gostam daquele clima de recebendo em casa como se estivessem na própria casa, com o direito de contratar quem quiser. Nada de fornecedores presos, pacotes ou ambiente marcado”.

Concordo e adoro essa dica, porque costumo trabalhar em vários locais que obrigam o cliente a contratar um determinado serviço. Outro ponto muito bacana do nosso papo foi a sua busca incessante por casas exclusivas que permitam que os noivos escolham estilo, orçamento e tempo de festa.

“O cliente cansou! Ele quer liberdade! Quer apresentar algo diferente para o seu convidado, algo seu e não mais uma festa naquela mesma casa famosa que só troca a cor das flores, a cadeira e a mesa de lugar. A contratação dos fornecedores está cada vez menos emoção e mais razão. Os noivos estão cada vez mais pagando o casamento do seu próprio bolso, hoje percebemos também o aumento do segundo casamento (quando não existe mais aquela idéia de ter um “sonho de princesa” e sim um grande encontro para celebrar o amor entre família e amigos), muitos já moram juntos há alguns anos, já tem contas a pagar todo mês. Por isso, sabem o valor do seu próprio dinheiro e quanto custa ganhá-lo!”.

Manuella lembra que o perfil das noivas mudou. Hoje elas pesquisam muito, avaliam, querem se identificar muito com o fornecedor antes de assinar o contrato.

O cliente hoje entende que precisa escolher, que não dá mais para investir alto em todos os itens quando a ordem mundial é economizar. Por vezes, este é o grande desafio do cerimonialista: auxiliar este cliente na distribuição do seu orçamento depois que ele define o que é prioritário.

“Já tive uma cliente que desejava gastar mais de 60% do budget em decoração, em detrimento de todos os outros serviços. Para essa noiva, era mais importante a parte estética, o “impressionar visualmente os convidados” e guardar aquela sensação de mundo encantado com ela, do que o nível do buffet. Nosso trabalho nunca foi tão importante quanto neste momento do país: nós estamos ao lado do cliente para que ao final do planejamento ele tenha um evento com unidade, e não um evento de extremos. O lema do momento é: PRIORIZAR – quem você é, quanto você pode gastar, e o que você realmente deseja levar do seu grande dia.”

Dicas valiosas! Eu gosto muito do trabalho da Manuella exatamente por isso, por essa busca pelo diferencial.
Manu-instagram

E a roupa dos noivos, como fica?

Para os homens, o terno azul virou, definitivamente, uma moda em 2016 e segue como tendência para 2017. Eles chegaram para dominar contando com a ajuda do número crescente de casamentos diurnos, realizados na praia e no campo.

O terno tradicional acabou aposentado pelo azul intermediário, um tom entre o azul marinho e o azul mais claro. Mas, atenção para um detalhe importante: terno azul combina mais com sapato marrom!

E para as noivas? Qual a tendência para 2017?

Segundo postou Constance Zahn, a principal bridal blogger do país, a tendência dos vestidos de noiva em 2016 sugeria algo clean, sem muitos detalhes, porém superchique.

A tendência para 2017 muda um pouco. Uma das principais tendências no lançamento das últimas coleções de vestidos de noiva são as aplicações de flores 3D. Elas podem ser grandes ou pequenas, com ou sem brilho, mas esses detalhes trazem um toque todo romântico ao vestido.

Marchesa-vestido-de-noiva-2017

A estilista Vera Wang esse ano não apresentou sua coleção de maneira tradicional e trocou o tradicional desfile em seu ateliê por um filme espetacular com suas criações.

São vestidos cheios de tule, rendas e organza, com bordados de pérolas e flores.

Hora de adoçar a boca com as tendências para 2017!

Doces de Nutella e Leite Ninho devem invadir as festas de casamento! São dois ingredientes deliciosos e que agradam todos os convidados.

A aposta do creme de avelã demorou um pouco devido ao preço elevado, mas as novas receitas, inclusive misturando Nutella com Leite Ninho, fizeram muitas doceiras apostarem na dupla. Até as recitas tradicionais estão ganhando uma nova versão com Nutella.

nutella

Como falar de festa de casamento sem falar do tradicional bolo dos noivos?

Bati um papo com Betah Nahuz, mais conhecida pelos Bolos da Betah.

Para quem não conhece, ela se dedica a criações exclusivas e deliciosas e representa uma tradição familiar de longa data, aonde a receita tradicional familiar é passada para apenas uma mulher de cada geração e ela representa a quarta geração da família!

Perguntei para ela sobre uma história que ouvi sobre comidas e bolos caseiros nas festas de casamento, como bolo de cenoura, fubá e formigueiro. Ela sorriu e respondeu:

“Se dizem que existe uma tendência de bolos caseiros, eu fico feliz porque isso faz parte da minha essência, da minha origem”.

Sobre tendências, ela disse que tem uma referência mais americana e australiana e uma moda pode demorar de um a dois anos para virar tendência em cidades como o Rio de Janeiro.

Em São Paulo é um pouco diferente, pois o estilo da cidade, que lembra um pouco Nova Iorque, é mais aberta a receber novidades e tendências.

Betah percebeu que no mercado do Rio, muita gente fazia o bolo tradicional com massa branca, chocolate e nozes, os clássicos. Foi quando ela entrou com uma pegada diferente, mais natural e apresentando os sabores desde o início.

“A gente serve a massa de nozes branca tradicional, tem vanila – que é feita com a verdadeira baunilha de Madagascar, a africana mesmo! Depois vem os outros: laranja, limão siciliano e agora estou lançando lima da Pérsia, todos feitos com sumo e raspa das frutas; tem de nozes – a mais pedida nos casamentos, feita com nozes moída – e lavanda, que é feita com florzinha de lavanda francesa. Essa é a minha linha branca. A maior parte dos bolos tem uma linha caseira. A nossa receita é muito tradicional, o bolo é “das antigas”, batido a mão, não leva leite mas é todo artesanal, que é um diferencial da marca e do nosso estilo”.

Betah acha que uma forte tendência é cada vez personalizar mais os bolos.

“Como gosto é uma coisa muito eclética, quanto mais variedade de sabores para o cliente e principalmente uma forma de fazer mais artesanal e mais personalizada, é mais bacana!”.

bolo-da-Betah

Sobre tendência de decoração de bolos, ela aposta que o bolo naked cake tradicional, só com recheio, vai perder um pouco a força e espaço para o semi naked cake, que é revestido com creme branco mas algumas pessoas usam butter cream e outras criam cremes específicos.

É um bolo espatulado e decorado para ficar com cara de “sem acabamento”. Para os casamentos mais luxuosos, Betha aposta numa nova tendência.

“Eu acho que bolos com detalhes em ouro comestível de 23 quilates vão entrar com força no mercado de luxo. Usei no meu aniversário, no ano passado, e foi um sucesso!”.

Outra tendência para 2017 é o bolo de rolo para casamentos. Uma história que começou com os portugueses no estado de Pernambuco. A receita original era de pão de ló com recheio de nozes mas o tempo passou e a goiabada passou a fazer parte da receita.

Quando vira bolo de casamento, a goiabada pode ser substituída pelos mais variados recheios, como chocolate, doce de leite, nozes, amêndoas, maracujá etc.

Por enquanto ainda é uma alternativa original mas que pode fazer sucesso ao longo do ano.

Outra que promete fazer sucesso chegou no Brasil há alguns anos e vem ganhando força nos últimos anos. Dizem que tudo começou na Austrália, em 2012 e dois anos depois chegou por aqui, o trio de bolos.

A idéia é usar três bolos menores que devem combinar com a decoração do evento e também entre si. Essa é a proposta, decorar a festa e embelezar ainda mais a mesa de doces.

Esses “bolinhos” são delicados e finos, algumas vezes altos e normalmente com sabores diferentes. Nada melhor para uma noiva indecisa, concorda?

Na área de decoração

Também bati um papo com a decoradora Eugenia Guerrera, conhecida por seu bom gosto e talento para criar projetos chiques e exclusivos.

Na opinião de Eugênia duas tendências prometem fazer sucesso em 2017: cinza no mobiliário e arranjos com um único tipo de flor. Mas ela deixa claro que algumas noivas mais modernas gostam de arranjos que misturam flores, cores e outros elementos, como frutas. Sobre a cor cinza, ela completa:

“Sempre aposto no cinza, independente da estação. Ele combina com qualquer outra cor, seja ela quente ou fria”.

Outra moda que começou em 2016 mas que promete virar tendência em 2017 são as lâmpadas decorativas com filamento de carbono, com visual vintage e inspirado nas primeiras lâmpadas de Thomas Edison. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos e ficam lindas em arranjos aéreos.

casamento-Buzios-tendencias-para-casamentos-2017

Foto Marina Favo

Agora é hora de dançar!

Por fim, mas nunca por último, chegou a hora de falar sobre a música da festa! Eu gosto muito de conversar e trocar idéias com um super DJ de Curitiba e amigo de longa data, o Roberto Rego.

Segundo Roberto, uma das principais tendências para 2017 será a mudança no perfil dos convidados. Roberto acha que os noivos estão tendo cada vez mais espaço na festa e se envolvendo com todos os detalhes.

“Antigamente as festas de 600 convidados normalmente eram divididas assim: grande parte dos convidados da idade dos pais e a outra parte era da idade do casal. Os pais opinavam e participavam da escolha de boa parte do repertório. Hoje, a festa de 600 convidados virou 450, sendo 300 convidados da idade dos noivos e no máximo 150 da idade dos pais. Ou seja, a programação musical também foi alterada devido a esse novo perfil dos convidados”.

Por isso, Roberto aposta em músicas atuais com alguma levada mais antiga ou regravações com sonoridade atual. Um bom exemplo seria “Burning” a nova música do super DJ francês Bob Sinclar que usa trechos de “Don’t leave me this way”, um clássico da disco music.

Eu concordo inteiramente com a opinião do Roberto Rego! O som das festas de casamento já vinha mudando, ficando cada vez mais atual, mas houve uma aceleração brusca com o surgimento desse novo perfil no planejamento das festas de casamento.

Os noivos querem dançar muito, querem aproveitar cada minuto com os amigos na pista de dança, querem dançar até o limite do horário permitido, querem sair suados e acabados da festa!

Tudo passou a acontecer na pista de dança, ou em volta da pista de dança.

Com isso, finalmente os DJs estão conseguindo ser posicionado de frente para a pista de dança, a própria pista de dança está sendo cuidadosamente posicionada no projeto de decoração e ganhando uma estrutura de luz espetacular, o bar de drinks passou a ser fundamental na festa e costuma ser posicionado próximo à pista de dança, as deliciosas comidinhas da madrugada são servidas em pequenas porções e na pista de dança, para turbinar ainda mais a animação dos convidados sem precisar sair da pista de dança.

Quem não gosta de mini milk shake, hamburger, batata frita ou misto quente?

comidinha-da-madrugada-casamentos

Tudo está mudando e sendo pensado para criar uma atmosfera cada vez mais de “balada” na festa. A palavra de ordem é dançar muito, como se não houvesse amanhã! Essa é a grande tendência das festas de casamento atualmente!

 

Leia Também:

There are 3 Comments on this post

  1. Festa da Música - Andre Werneck
    10 meses ago

    […] inspirar na letra do Pensador para falar sobre as músicas nacionais que mais bombam as pistas das festas de casamento. Dizem que o bom DJ de festa de casamento não deve apenas tocar música boa, ele precisa fazer a […]

    Reply
    1. Brandice
      6 meses ago

      Robin, that was wonderful! The music copmilmented your progress on the quilt and I loved watching you stitch. You sent some sunshine into a snowy landscape. Thanks!

      Reply
  2. Podcast Pop Deep Dance - Andre Werneck
    10 meses ago

    […] Hailee Steinfeld e Starley, anote esses nomes. Essas são as novas estrelas da música que prometem arrebentar em 2017! Olho […]

    Reply

Leave your thought