10 perguntas para fazer ao DJ da sua festa

Este Post é para você, noiva, que está planejando seu casamento e sonha com uma festa muito animada, para dançar a noite toda.

andre werneck - perguntas para o dj

Os profissionais de eventos são realizadores de sonhos.

Na hora de contratar o fotógrafo vocês podem olhar blogs, sites, revistas, álbuns e fotos. Na hora de contratar bufê, bolo e doces, vocês fazem degustação para provar a comida. Na hora de contratar o(a) decorador(a) vocês podem levar prints e revistas, podem ver fotos e simular cores. Na hora de contratar a maquiagem, algumas noivas fazem um teste.

Mas quando chega a hora do DJ… Ele é um profissional muito importante para o sucesso da festa e precisa corresponder a expectativa de vocês. Um grande amigo e DJ de Curitiba costuma falar uma frase perfeita sobre o trabalho do DJ: “Ele é a ponta do castelo de cartas e se arrebenta no dia, tudo sai perfeito. Mas, quando ele não manda bem, tudo desmorona”.

Mesmo que você já conheça o trabalho do DJ e tenha sido muito bem indicada por amigos, vale dizer que cada festa tem uma história e a reunião com o profissional é importantíssima para deixar os noivos seguros de que ele será a pessoa certa para a sua festa, para atender a sua expectativa.

Abaixo, algumas perguntas que podem ajudar muito na reunião com o DJ:

1) No dia da festa, é você mesmo que vai?

Existem muitas histórias de profissionais que são contratados e no dia do evento mandam alguma pessoa da equipe. Mesmo que o DJ faça parte de uma equipe, o profissional que participa da reunião deve ser o profissional presente no grande dia. Para garantir, é sempre válido formalizar em contrato.

2) Você já trabalhou no local da nossa festa?

É importante o DJ conhecer o local para saber se existe algum horário determinado para entrada e saída do equipamento, se exigem ART (laudo de responsabilidade técnica), se cobram ECAD (taxa de direitos autorais), etc. Caso ele não conheça o local, é bom agendar uma visita técnica para ver todos os detalhes.

3) Uma das perguntas mais frequentes: luz de pista.

Quase todas as noivas perguntam sobre luz de pista. Muitos DJs trabalham com pacote de som e luz. Eu trabalho diferente e prefiro deixar o projeto de luz com o profissional da decoração. O projeto de decoração inclui luz decorativa e luz de pista de dança e, dessa maneira, não há necessidade de contratar duas empresas de luz. Atualmente a pista de dança virou o centro da festa e uma boa luz de pista, com muitos climas e seguindo sempre o ritmo da música é fundamental! Na minha equipe tem um especialista em iluminação.

4) Como é o seu equipamento de som?

Na minha opinião, a qualidade do equipamento está diretamente ligada ao sucesso do trabalho do DJ. Quando o equipamento tem boa qualidade, o som fica limpo e não precisa de tanto volume. Mas quando o som não tem muita qualidade é necessário aumentar muito o volume. O que é ruim, fica ainda pior. Algumas casas de festa obrigam o DJ a trabalhar com sua própria estrutura de som. Será que algum fotógrafo aceitaria usar outras câmeras ou lentes? Será que algum cerimonial aceitaria trabalhar com recepcionistas de outra equipe? Além de ter equipamento próprio e de ponta, eu ainda investi num grande diferencial que é a tela de touch screen, um equipamento espetacular, que faz toda diferença na festa! Atualmente, minha equipe conta com duas telas de touch screen.

5) Seu equipamento tem algum sistema de segurança?

Ter um equipamento de ponta custa muito caro, por isso muitos DJs preferem alugar o equipamento de som. Eu acho um risco enorme, principalmente quando ocorre algum problema durante a festa e o som para. O meu sistema de som permite resolver os possíveis problemas num curto espaço de tempo, sem que ninguém perceba. A festa não pode parar!

6) Nós podemos ver você trabalhando em alguma festa?

Essa é outra pergunta frequente, mas a resposta, infelizmente (mas de maneira educada), é não. Fazer uma lista de convidados é difícil, é possível que vocês deixem de convidar alguma pessoa querida porque cada convidado presente na festa tem um custo. Por isso é muito indelicado pedir aos noivos para levar clientes no evento. E ainda tem outra questão. Cada festa tem uma história e o tipo de som que aqueles noivos adoram pode não ser o mesmo que vocês gostam.

7) Nós podemos pedir músicas?

Claro, não só podem como devem! O trabalho de um DJ especializado em festas de casamento é fazer a melhor festa possível e presentear os noivos com uma noite inesquecível. Esse é o princípio básico do nosso trabalho e será para sempre a melhor lembrança da sua festa.

8) Os convidados também podem pedir músicas?

Ao contrário dos DJs de boates, que não gostam de receber pedidos durante seus sets, os DJs especializados em festas de casamento estão acostumados a receber diversos pedidos durante as festas. E muitas vezes uma música pedida por um convidado faz a pista de dança explodir! Cabe ao DJ avaliar se está de acordo com o que foi combinado com os noivos e decidir o melhor momento para tocar a música, ou não.

9) Quanto tempo nós precisamos para fechar a sua contratação?

Um dos profissionais mais requisitados do país, o cerimonialista Roberto Cohen, costuma dizer que o ponto de partida para organizar uma festa é priorizar a contratação dos profissionais “do dia”, aqueles que só fazem um evento por data. Se vocês já se reuniram com o profissional e estão seguros de que ele é o mais indicado para a sua festa, peçam logo o contrato para confirmar a data. O contrato é um instrumento importante para que ambas as partes estejam seguros, tanto o profissional contratado como os noivos. Mas, caso decidam pela contratação de outro profissional é elegante enviar uma mensagem agradecendo o encontro e abrindo mão da data.

10) Como funciona a sua proposta?

Entender a proposta do profissional é muito importante porque vocês não podem ficar com dúvidas. Alguns profissionais cobram hora extra, outros terceirizam a contratação do equipamento de som, como é a forma de pagamento, etc. Quando eu trabalho em outros estados, minha proposta inclui: passagens aéreas, hospedagem, alimentação básica, equipamento e traslados. Depois que vocês esclareceram todas as dúvidas, é sempre importante formalizar as informações básicas em contrato, tais como: data, horário, local da festa, valor, forma de pagamento, extras, etc.

3 Comentários Neste post

  1. Casamento dos Sonhos - Andre Werneck
    3 meses atrás

    […] 10 perguntas para fazer ao DJ da sua festa […]

    Resposta
    1. Luck
      2 meses atrás

      Diana, you are my hero and made my day. Not necessary to burn your fuernturi, I’m sure you can add some bits and pieces to bright everything up.THANK YOU!

      Resposta
  2. Dicas Para a Reunião com o DJ do Seu Evento - Andre Werneck
    3 semanas atrás

    […] cada DJ trabalha de uma maneira e a pergunta é […]

    Resposta

Deixe o seu pensamento